top of page

A minha existência é resistência!

Quando existir é resistir:

Mais do que nunca, o educador brasileiro precisa estar preparado para combater opressões e apoiar as diversidades em um país cada vez mais ameaçado por uma crescente onda conservadora, que faz coro ao progressivo desmantelamento das conquistas e avanços de uma luta por uma sociedade mais justa e igualitária.  E como enfrentar isso e se preparar para os conflitos que ocorrerão no ambiente escolar? Foi nesse rico processo de reflexão que nasceu o projeto “Xambá no IFPA – A minha existência é resistência”, uma programação cultural dedicada a sensibilizar a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém para o combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo.

Conheça histórias de luta e resistência de grandes personalidades do Brasil e do mundo. A Equipe Xambá fez uma seleção de trajetórias inspiradoras para quem não desiste de sonhar.

Conheça as produções dos grupos de trabalho do projeto "Xambá no IFPA": História em Quadrinhos, Vídeo e Jingle. Os materiais tratam das diversas opressões vivenciadas no cotidiano dos alunos.

Conheça os grupos de trabalho por trás do projeto "Xambá no IFPA". Alunos produziram série de conteúdos relacionados à disciplina de Educação para Relações Etnicorraciais (ERER).

bottom of page